Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

A Esposa Desobediente de Ló

Texto Base: Gn 19.26

INTRODUÇÃO
Mesmo sendo Ló um homem rico e influente (Gn 13.10-11), as Escrituras não registram o nome, nem qualquer outra informação, sobre a família de sua esposa. Pelas indicações que temos, no entanto, sua mulher era materialista e mundana.

PROPÓSITO
Incentivar todos ao desprendimento de tudo que impede a obediência à vontade de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1– A ESPOSA DE LÓ NÃO PRECISAVA MORRER
Foi-lhe oferecida uma escolha: obedecer e viver ou desobedecer e morrer na busca dos prazeres deste mundo. Não sabemos onde Ló a conheceu, nem onde se casaram, mas sabemos que tiveram duas filhas (Gn 19.16). O sequestro da família (Gn 14) deve ter incluído sua esposa, e ela provavelmente estava entre as pessoas resgatadas por Abraão. Isso significa que ela talvez tenha ouvido o testemunho de Melquisedeque (Gn 14.19-20). Em outras palavras, ela estava muito bem informada sobre o Senhor e sobre o seu trato com Abraão. Mas o estilo de vida de Sodoma a influenciara fortemente.
Sodoma era uma cidade sofisticada, que oferecia uma variada gama de oportunidades culturais. A imoralidade tinha alcançado o mais baixo estágio de perversão sexual. Assim, o Senhor mandou mensageiros para resgatar a família de Ló dessa cidade destrutiva. Deus queria salvar a esposa de Ló. Mandou anjos para avisá-la, escoltá-la e, finalmente, arrancá-la do perigo.
2– A ESPOSA DE LÓ TINHA O SEU CORAÇÃO EM SODOMA
A destruição começou, de fato, com um violento terremoto, que ateou fogo nos gases e no enxofre. Brasas caíam ao seu redor. Mesmo tendo seguido seu marido para fora da cidade, ela estava com o mesmo problema dos israelitas que peregrinaram no deserto e, “no seu coração, voltaram para o Egito” (At 7.39). Da mesma forma que os israelitas, ela também foi destruída.
A esposa de Ló personifica a clássica e sábia frase: “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21). Jesus a usou como exemplo para a pessoa que começa no caminho certo, mas olha para trás, porque não está totalmente disposta a desistir de seus velhos caminhos para seguir a Deus em obediência (Lc 17.31-33).

APLICAÇÃO PRÁTICA
Faça um desafio a si mesma. Seja uma companheira ajudadora na vida de uma mulher mais nova na fé que você.

CONCLUSÃO
A Bíblia Sagrada nos inspira a buscar as coisas que são do alto. Quando assim fazemos, somos recompensados maravilhosamente por Deus. (Cl 3.1,2)

Fonte: A Bíblia da Mulher – Leitura, Devocional, Estudo
Adaptação: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / São Lourenço – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Março de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Coração Grato

Coração Grato

Textos Base: Salmos 126.3 INTRODUÇÃOFinda-se mais um ano e há motivos de sobra para sermos gratos a Deus. Juntos podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Reflita sobre quantas coisas Ele te proporcionou em 2021 e expresse a sua gratidão, porque...

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Texto Base: Gênesis 24.7 INTRODUÇÃOEliezer, servo de Abraão, foi guiado pelo anjo do Senhor em sua missão de buscar uma mulher para Isaque. Também nós, igreja de Deus, temos uma missão e o Senhor quer nos guiar para que possamos cumpri-la com sucesso (Mt 28.19-20; Mc...

Deus é o nosso provedor

Deus é o nosso provedor

Texto Base: Gênesis 22.13-14 (NTLH) INTRODUÇÃOAbraão foi adorar a Deus levando seu filho como sacrifício para o altar. Mas o Senhor não permitiu que Isaque fosse morto, na verdade proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Dessa história foi revelado ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *