Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Invista na Obediência a Deus

Texto base: Deuteronômio 28.1-2

INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, vamos tratar sobre a obediência a Deus como uma das mais importantes resoluções que podemos tomar. Que o Espírito Santo nos convença disso!

DESENVOLVIMENTO
Pode-se afirmar que um dos grandes ensinamentos da Bíblia Sagrada, presente em cada um de seus sessenta e seis livros, tem a ver com a obediência. Nas páginas do Antigo e do Novo Testamento, Deus deseja que seu povo aprenda que uma vida abençoada é consequência da obediência a Ele. Dois textos, a princípio, podem ser citados para mostrar isso:
Dt 28.1-2, diz: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus;”
Js 1.6-9, diz: “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Nesses dois textos, está clara a ideia de que a obediência é uma condição para a bênção. Contudo, conforme os destaques feitos, essa obediência deve ser qualificada. Palavras como “fielmente” e “cuidadosamente” nos mostram o tipo de obediência que devemos ter. Deve ser uma obediência atenta à vontade do Senhor em seus detalhes, o que levanta uma série de questões: Qual é a vontade do Senhor? Onde ela está manifesta? Como podemos obedecer a Deus na prática?

Faça as perguntas acima para os participantes.
Há pelo menos quatro instâncias onde podemos encontrar a vontade do Senhor e, assim, conhecer e obedecê-la. São elas:
1. A Palavra de Deus
Os dois textos já apresentados falam sobre obedecer os mandamentos e a lei de Deus. Esses mandamentos e lei estão registrados na Bíblia Sagrada. A Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, é a grande instância onde podemos encontrar a vontade do Senhor.
Contudo, não basta conhecer a vontade do Senhor comunicada pela Bíblia para termos uma vida abençoada. A prática é o fator determinante.
Jesus disse, em Mt 7.24-27, que diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. Nesse texto, a rocha não é a palavra de Jesus, mas a obediência a essa palavra. Tiago, irmão de Jesus, também escreveu sobre isso (Tg.1.22-25).
Além da Palavra de Deus, há ainda outras três instâncias onde podemos encontrar a vontade do Senhor, as quais recebem, em geral, menos destaque, mas são igualmente importantes, desde que, é claro, não entrem em desacordo com a instância maior, a Palavra de Deus.

2. Os Pais
Os pais são uma fonte da vontade de Deus para seus filhos. A obediência aos pais é um ensinamento bíblico (Êx 20.12). O apóstolo Paulo ensina: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra” (Ef 6.1-3). Assim como a obediência a Deus, a obediência aos pais também gera uma vida abençoada para os filhos.
Pergunta: Alguém poderia contar um caso em que foi abençoado por ter obedecido a seus pais? E um
caso contrário?

3. Os Líderes Espirituais
Os líderes espirituais também são uma fonte da vontade de Deus para seus liderados. A obediência aos líderes espirituais também é um ensinamento bíblico (Hb 13.7,17). Assim como a obediência a Deus e aos pais, a obediência aos líderes espirituais também gera uma vida abençoada para seus liderados.
Pergunta: Alguém poderia contar um caso em que foi abençoado por ter obedecido a seus líderes
espirituais? E um caso em que foi prejudicado por ter desobedecido?

4. As Autoridades Públicas
As autoridades públicas também são uma fonte da vontade de Deus para os cidadãos. A obediência a elas também é um ensinamento bíblico (Rm 13.1-7).
Assim como a obediência a Deus, aos pais e aos líderes espirituais, a obediência às autoridades públicas também gera uma vida abençoada para seus cidadãos.
Perguntas:
1. Como podemos obedecer às autoridades públicas? Qual o exemplo que o texto bíblico nos dá disso?
2. Alguém poderia contar um caso em que foi abençoado por ter obedecido às autoridades públicas? E
um caso contrário?

CONCLUSÃO
A obediência é algo caro para Deus e que ele espera de nós. Está escrito, em 1 Sm 15.22-23: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria”.
Pergunta: Como está a sua prática de obediência? Em quais das instâncias da vontade de Deus você
precisa melhorar a sua obediência?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

 

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *