Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Lava Jato – Verdade

Texto base: João 17.17

INTRODUÇÃO
Verdade, segundo dicionários, é um substantivo feminino que significa estar de acordo com os fatos ou a realidade. É aquilo que está intimamente ligado a tudo o que é sincero, ou ausência de mentira. Estranhamente vivemos num mundo de mentiras. Nunca se mentiu tanto, nunca se escondeu tanto a verdade sobre política, negócios, a realidade, nós mesmos, sobre as pessoas.

DESENVOLVIMENTO
1. De onde provém a verdade?
“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1.1,14)

Jesus orou ao Pai: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

Mais do que verdadeira, a Palavra de Deus é a própria verdade, é o Verbo, o próprio Jesus, que se fez homem. Só podemos chamar qualquer fato ou declaração de verdade ou verdadeiro se estiver de acordo com o padrão definitivo que é a Palavra de Deus.
A verdade provém de Deus e é um atributo do seu caráter. Por isso a Bíblia declara que é “impossível que Deus minta” (Hb 6.18).
A verdade é inerente a Ele que também é verdadeiro no trato conosco: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir”? (Nm 23.19)
O verbo, a verdade, se encarnou para dar este testemunho. A resposta à pergunta de Pilatos “Que é a
verdade?” (Jo 18.37), seria: a verdade é o que Deus diz, a verdade é Jesus.

2. De onde provém a mentira:
Jesus foi claro quando falou da procedência da mentira:
“Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44).
Nunca houve verdade no diabo e toda mentira é inerente a ele, faz parte do seu caráter, é gerada por ele que é o pai da mentira e caracteriza seus filhos.

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho” (1 Jo 2.22).
Negar que Jesus é o Cristo é incredulidade, procede do diabo e é praticar a mentira.

3. Razões para sermos verdadeiros e falarmos a verdade.
a) Porque este é o desejo de Deus
“Sei que amas a verdade no íntimo; e no oculto me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.6).
A verdade deve ser intencional e completa, não meia-verdade. Deus deseja essa verdade de coração, porque a verdade procede dEle.
b) Porque somos gerados pela Palavra da Verdade:
“Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente” (1 Pe 1.23,25).
A mentira não pode fazer parte da vida do cristão verdadeiro, porque a semente da qual foi gerado outra vez por Deus é a palavra da verdade, logo seu fruto tem que ser a verdade.
c) Porque nos despimos do velho homem:
“Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Cl 3.9,10).
A nova vida em Cristo, que começou na regeneração pela palavra da verdade, não comporta a prática da mentira que fazia parte do velho homem que morreu na cruz com Jesus. O novo homem, criado em Cristo, cada vez mais vai se transformando na imagem do seu criador que é a Verdade.
d) Porque somos um só corpo
“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Ef 4.25).
A mentira quebra a confiança e a comunhão no corpo de Cristo. É como um torniquete que impede a circulação do sangue e leva o membro a destruição. Ao contrário, a graça deve fluir pela verdade e transmitir vida a cada membro desse corpo.
e) Porque Deus detesta a mentira
“Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira” (Ap 22.15).
A mentira é pecado da mesma forma que a feitiçaria, a imoralidade sexual, o assassinato e a idolatria. Deus não permitirá que aqueles que vivem nessas práticas entrem e contaminem a nova Jerusalém que Ele preparou para seus santos.

CONCLUSÃO
Como fruto de nosso novo nascimento em Cristo, da nossa identificação com Aquele que é a verdade e como membros de um corpo vivo, devemos praticar e falar a verdade uns com os outros. Que Deus nos dê a Sua graça!

Perguntas:
1. Você conhece alguém que pratica a mentira?
2. Você confia nEle?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www. ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Junho de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *