Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

O Espírito Santo vos Guiará em Toda Verdade

Texto Base: João 16.3

INTRODUÇÃO
As últimas palavras do nosso Senhor Jesus aos seus discípulos, antes da sua morte, ganharam um tom de despedida. O sentimento de tristeza somado à dor da separação poderia abater profundamente o ânimo dos discípulos e desviá-los do propósito que Deus havia determinado. Dentro desse contexto, Jesus prometeu a ajuda do Espírito Santo. Dentre os vários aspectos do seu ministério, o Espírito trabalha como um guia para os filhos de Deus.

PROPÓSITO
Compreender se estamos sendo guiados pelo Espírito Santo ou por outra força.

DESENVOLVIMENTO
1– O QUE TEM GUIADO A SUA VIDA?
No livro “Uma vida com propósito”, de Ricky Warrein, tem um capítulo que, em especial, chamou a minha atenção. Trata-se sobre as forças que podem conduzir a nossa vida. Segundo o autor, a culpa, o medo, os sentimentos, o materialismo e muitos outros fatores podem ter uma influência para dirigir a nossa vida. Já a Bíblia Sagrada (Gl 5.16-21; 6.7-8) fala-nos sobre as obras da carne em contraste com o Espírito Santo e enfatiza que se vivermos segundo elas, no tempo oportuno, teremos que arcar com os seus resultados de corrupção e morte.
2– O ESPÍRITO SANTO VOS GUIARÁ EM TODA A VERDADE
Para que possamos viver todo o propósito que foi estabelecido por Deus, temos de ser conduzidos por quem conhece a vontade de Deus (1 Co 2.9-13) e, ainda,  conhece a nós melhor que nós mesmos. Estamos falando do Espírito Santo. Ele conhece os pensamentos que o Senhor tem a nosso respeito (Jr 29.11) e sabe exatamente sobre o nosso interior (Sl 139.23-24), podendo, assim, ajudar-nos a caminhar pelo caminho bom, perfeito e agradável (Rm 12.2).
3– TEMOS QUE NOS RENDER AO ESPÍRITO SANTO
Há uma escolha a ser feita! Como vimos acima, muitas forças podem exercer influências que determinam as nossas atitudes. São como leis que regem o nosso comportamento. Em Gl 5.18 está escrito: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei”.  O Espírito Santo é aquele que guiou o próprio Senhor Jesus e o revestiu com poder (Mt 4.1; Lc 4.1,18). Ele também nos ajudará em todas as nossas fraquezas (Rm 8.26). Portanto, não devemos resisti-Lo (At 7.51), nem entristecê-Lo (Ef 4.30). Que sejamos submissos a Sua voz (Hb 3.7-8; Ap 2.7).

APLICAÇÃO PRÁTICA
Qual a verdadeira motivação dos seus esforços em busca da felicidade? Será que está tentando provar alguma coisa pra alguém? Será que você está tentando superar um trauma? Está satisfazendo seus desejos, maus hábitos ou vícios tentando esquecer um problema? Só o Espírito Santo pode te guiar ao centro da vontade de Deus!

CONCLUSÃO
Leia I João 2.27.

Autor: Pr. Luiz Carlos da Costa – CEO / São Lourenço – MG
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Abril de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Coração Grato

Coração Grato

Textos Base: Salmos 126.3 INTRODUÇÃOFinda-se mais um ano e há motivos de sobra para sermos gratos a Deus. Juntos podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Reflita sobre quantas coisas Ele te proporcionou em 2021 e expresse a sua gratidão, porque...

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Texto Base: Gênesis 24.7 INTRODUÇÃOEliezer, servo de Abraão, foi guiado pelo anjo do Senhor em sua missão de buscar uma mulher para Isaque. Também nós, igreja de Deus, temos uma missão e o Senhor quer nos guiar para que possamos cumpri-la com sucesso (Mt 28.19-20; Mc...

Deus é o nosso provedor

Deus é o nosso provedor

Texto Base: Gênesis 22.13-14 (NTLH) INTRODUÇÃOAbraão foi adorar a Deus levando seu filho como sacrifício para o altar. Mas o Senhor não permitiu que Isaque fosse morto, na verdade proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Dessa história foi revelado ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *