Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Os Passos da Adoração: A Adoração e a Presença Manifesta de Deus

Texto base: João 4.20-24

INTRODUÇÃO
Nas duas últimas lições, vimos como entrar na presença de Deus através das ações de graças e do louvor. Como tem sido a prática disso em seu dia a dia? Essas lições têm acrescentado algo à sua vida quanto à prática da adoração?

Na lição de hoje, veremos sobre a adoração e a presença manifesta de Deus, o lugar onde todos os verdadeiros adoradores desejam estar. Que o Espírito Santo nos ajude a chegar lá!

Releia o texto do Salmo 100.4-5. Relembre a planta do templo de Salomão e como era o acesso ao seu interior. Além das portas e dos átrios, o Templo tinha dois outros lugares muito especiais: o Santo Lugar e o Santo dos Santos, onde ficava a arca da aliança, símbolo da presença manifesta de Deus. Se as ações de graças nos conduzem ao louvor, o louvor nos leva à adoração e a adoração provoca a manifestação da presença de Deus. E é nesse ponto que sempre devemos desejar chegar. A Bíblia diz que Deus está à procura de verdadeiros adoradores (Jo 4.23). Assim, se realmente desejamos agradá-Lo e experimentá-Lo, devemos estar dispostos a adorá-Lo em espírito e em verdade. Vamos, então, compreender um pouco melhor essas coisas.

Pergunte ao grupo:
O que é adoração?
Quais seriam as diferenças entre a adoração e o louvor?
Como podemos adorar a Deus?

Adorar, no Novo Testamento em português, na maioria das vezes, é a tradução do verbo grego “proskuneo”. Esse verbo tem o significado de prostrar-se aos pés de alguém e beijá-los, demonstrando humildade e submissão. Ele aparece sete vezes no texto que acabamos de ler. Contudo, além de prostrar-se, adorar também pode significar servir. Vamos ver um pouco mais sobre isso:

Adorar significa prostrar-se
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou” (Sl 95.6);
“Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR” (Gn 24.26);
“E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou” (Êx 34.8);
“Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou” (Js 5.14);
“Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou” (Jó 1.20); “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo” (Ap 19.10).

Adorar significa servir
“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e  só a ele darás culto” (Mt 4.10);
“Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva” (Êx 4.23; 8.1,20; 9.1);
“Muito mais o sangue de Cristo (…) purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo (Hb 9.14)”.

Do texto de Jo 4.20-24, que lemos no início desta lição, podemos extrair três lições muito importantes sobre a prática da adoração:
. A adoração a Deus independe de um local sagrado. É um estilo de vida. (v. 20-21);A adoração a Deus deve estar baseada em intimidade com Ele (v. 22);
. A adoração a Deus deve brotar do coração e ser sincera (v. 23-24).

Adoração é uma rendição a Deus e à Sua vontade, em devoção e serviço. E quando ela acontece da maneira que a Bíblia ensina, como Deus está à procura de verdadeiros adoradores, Ele se manifesta àqueles que o adoram. Há muitos textos na Bíblia Sagrada que nos apresentam a presença manifesta de Deus. Vamos abordar apenas um deles.

Leia com o grupo o texto bíblico de Is 6.1-8.

Pergunte ao grupo:
Que relação esse texto nos mostra entre a adoração e a presença manifesta de Deus?
Esse texto nos mostra Isaías tendo uma visão de Deus em Seu trono. Contudo, a partir do momento em que houve adoração a Ele, da parte dos serafins, a presença de Deus deixou o trono celestial e se manifestou no templo, fazendo-o tremer e ficar cheio de fumaça. A partir disso, Isaías teve grandes experiências com Deus, de santificação e chamado. É nesse ponto que devemos chegar! Não devemos apenas passar pelas portas e pelos átrios. Não! Devemos entrar no Santo Lugar e no Santo dos Santos. Através de Jesus, podemos fazer isso.

A Bíblia diz, em Hb 10.19-22: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura”.

CONCLUSÃO
Nessa série de lições, vimos que, assim como havia um passo a passo para um sumo-sacerdote entrar no Templo, também há passos que uma pessoa deve dar em sua adoração a Deus, para entrar em sua presença.
1. Portas = Ações de Graças;
2. Átrios = Hinos de Louvor;
3. Santo Lugar = Adoração;
4. Santo dos Santos = Presença Manifesta de Deus.

Ministração:
Que tal praticarmos um pouco de tudo o que aprendemos sobre os passos da adoração? Vamos ter um tempo de busca a Deus, começando pelas ações de graças, passando pelo louvor, avançando para a adoração, com a santa expectativa de que Deus manifeste a Sua presença. O que nós mais precisamos é ter experiências com Deus. E nas últimas semanas, aprendemos uma maneira bíblica para isso. Vamos lá, então?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

</p

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Coração Grato

Coração Grato

Textos Base: Salmos 126.3 INTRODUÇÃOFinda-se mais um ano e há motivos de sobra para sermos gratos a Deus. Juntos podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Reflita sobre quantas coisas Ele te proporcionou em 2021 e expresse a sua gratidão, porque...

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Texto Base: Gênesis 24.7 INTRODUÇÃOEliezer, servo de Abraão, foi guiado pelo anjo do Senhor em sua missão de buscar uma mulher para Isaque. Também nós, igreja de Deus, temos uma missão e o Senhor quer nos guiar para que possamos cumpri-la com sucesso (Mt 28.19-20; Mc...

Deus é o nosso provedor

Deus é o nosso provedor

Texto Base: Gênesis 22.13-14 (NTLH) INTRODUÇÃOAbraão foi adorar a Deus levando seu filho como sacrifício para o altar. Mas o Senhor não permitiu que Isaque fosse morto, na verdade proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Dessa história foi revelado ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *