Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Os Passos da Adoração: A Adoração e a Presença Manifesta de Deus

Texto base: João 4.20-24

INTRODUÇÃO
Nas duas últimas lições, vimos como entrar na presença de Deus através das ações de graças e do louvor. Como tem sido a prática disso em seu dia a dia? Essas lições têm acrescentado algo à sua vida quanto à prática da adoração?

Na lição de hoje, veremos sobre a adoração e a presença manifesta de Deus, o lugar onde todos os verdadeiros adoradores desejam estar. Que o Espírito Santo nos ajude a chegar lá!

Releia o texto do Salmo 100.4-5. Relembre a planta do templo de Salomão e como era o acesso ao seu interior. Além das portas e dos átrios, o Templo tinha dois outros lugares muito especiais: o Santo Lugar e o Santo dos Santos, onde ficava a arca da aliança, símbolo da presença manifesta de Deus. Se as ações de graças nos conduzem ao louvor, o louvor nos leva à adoração e a adoração provoca a manifestação da presença de Deus. E é nesse ponto que sempre devemos desejar chegar. A Bíblia diz que Deus está à procura de verdadeiros adoradores (Jo 4.23). Assim, se realmente desejamos agradá-Lo e experimentá-Lo, devemos estar dispostos a adorá-Lo em espírito e em verdade. Vamos, então, compreender um pouco melhor essas coisas.

Pergunte ao grupo:
O que é adoração?
Quais seriam as diferenças entre a adoração e o louvor?
Como podemos adorar a Deus?

Adorar, no Novo Testamento em português, na maioria das vezes, é a tradução do verbo grego “proskuneo”. Esse verbo tem o significado de prostrar-se aos pés de alguém e beijá-los, demonstrando humildade e submissão. Ele aparece sete vezes no texto que acabamos de ler. Contudo, além de prostrar-se, adorar também pode significar servir. Vamos ver um pouco mais sobre isso:

Adorar significa prostrar-se
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou” (Sl 95.6);
“Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR” (Gn 24.26);
“E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou” (Êx 34.8);
“Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou” (Js 5.14);
“Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou” (Jó 1.20); “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo” (Ap 19.10).

Adorar significa servir
“Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e  só a ele darás culto” (Mt 4.10);
“Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva” (Êx 4.23; 8.1,20; 9.1);
“Muito mais o sangue de Cristo (…) purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo (Hb 9.14)”.

Do texto de Jo 4.20-24, que lemos no início desta lição, podemos extrair três lições muito importantes sobre a prática da adoração:
. A adoração a Deus independe de um local sagrado. É um estilo de vida. (v. 20-21);A adoração a Deus deve estar baseada em intimidade com Ele (v. 22);
. A adoração a Deus deve brotar do coração e ser sincera (v. 23-24).

Adoração é uma rendição a Deus e à Sua vontade, em devoção e serviço. E quando ela acontece da maneira que a Bíblia ensina, como Deus está à procura de verdadeiros adoradores, Ele se manifesta àqueles que o adoram. Há muitos textos na Bíblia Sagrada que nos apresentam a presença manifesta de Deus. Vamos abordar apenas um deles.

Leia com o grupo o texto bíblico de Is 6.1-8.

Pergunte ao grupo:
Que relação esse texto nos mostra entre a adoração e a presença manifesta de Deus?
Esse texto nos mostra Isaías tendo uma visão de Deus em Seu trono. Contudo, a partir do momento em que houve adoração a Ele, da parte dos serafins, a presença de Deus deixou o trono celestial e se manifestou no templo, fazendo-o tremer e ficar cheio de fumaça. A partir disso, Isaías teve grandes experiências com Deus, de santificação e chamado. É nesse ponto que devemos chegar! Não devemos apenas passar pelas portas e pelos átrios. Não! Devemos entrar no Santo Lugar e no Santo dos Santos. Através de Jesus, podemos fazer isso.

A Bíblia diz, em Hb 10.19-22: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura”.

CONCLUSÃO
Nessa série de lições, vimos que, assim como havia um passo a passo para um sumo-sacerdote entrar no Templo, também há passos que uma pessoa deve dar em sua adoração a Deus, para entrar em sua presença.
1. Portas = Ações de Graças;
2. Átrios = Hinos de Louvor;
3. Santo Lugar = Adoração;
4. Santo dos Santos = Presença Manifesta de Deus.

Ministração:
Que tal praticarmos um pouco de tudo o que aprendemos sobre os passos da adoração? Vamos ter um tempo de busca a Deus, começando pelas ações de graças, passando pelo louvor, avançando para a adoração, com a santa expectativa de que Deus manifeste a Sua presença. O que nós mais precisamos é ter experiências com Deus. E nas últimas semanas, aprendemos uma maneira bíblica para isso. Vamos lá, então?

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Novembro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

</p

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus governa sobre o caos

Deus governa sobre o caos

Texto Base: Gênesis 45.5 (NTLH) INTRODUÇÃO A injustiça dos irmãos de José foi parte de um processo em sua vida para o cumprimento do propósito divino. Deus usa toda situação para o cumprimento do seu plano. Agora mesmo toda injustiça contra nós pode ser usada para um...

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Deus vai abençoar quem andar em Sua Presença

Texto Base: Gênesis 39.2 (NTLH) INTRODUÇÃO José, filho de Jacó, alcançou o topo do sucesso quando se tornou o governador do Egito. Mas até chegar à posição mais elevada no país, todos os privilégios que um jovem poderia usufruir lhe foram roubados. PROPÓSITO Aprender...

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Deus vai abençoar aquele que voltar ao primeiro amor

Texto Base: Gênesis 35.1 (NTLH) INTRODUÇÃO Jacó nasceu e foi criado num ambiente propício para gerar em sua alma o complexo de inferioridade e espírito de competição. Características que deformaram seu caráter e prejudicaram o relacionamento com seu irmão Esaú. Após...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *