Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Pais Curados, Filhos Sadios

Texto Base: Deuteronômio 6.1,5-12

INTRODUÇÃO
Família é um organismo vivo, dinâmico e sistêmico caracterizado por relacionamentos que deixam marcas na alma
e no coração das pessoas. Quando essas relações são sadias, elas atuam para resolver questões materiais, sociais, culturais, espirituais e afetivas. Porém, quando se trata de vínculos tóxicos, provocam mortes, traumas e distúrbios (Gn 28.1-19).

PROPÓSITO
Compreender como ter um lar curado para que os filhos cresçam sadios.

DESENVOLVIMENTO
1) A IMPORTÂNCIA DO LAR NA FORMAÇÃO CRISTÃ
Ao decidir casar e formar uma família, assume-se a tarefa de criar os filhos. A melhor coisa a fazer é preparar-se para que os filhos sejam flechas nas mãos do valente e para que o nome do Senhor seja glorificado na vida deles.
1.1) No contexto familiar, a criança adquire conceitos relativos aos costumes, valores, comportamentos e normas dos pais. Isso influenciará suas atitudes e o modo como ela lidará com as situações da vida. É recomendado aos pais que assumam a responsabilidade pela criação de seus filhos (a escola, igreja e a babá podem apenas colaborar, não devem exercer a função principal). Há pais que optam por suas vidas profissionais ou momentos de lazer e negligenciam a criação dos filhos (Pv 22.6). O tempo gasto com inutilidades na internet, por exemplo, impede os pais de orarem com seus filhos e de proporcionar um tempo de qualidade em família (Dt 6.4-9). Educar dá trabalho e exige dedicação! Invista recursos no crescimento de seus filhos! Existem pais que preferem consumir coisas supérfluas a investir na educação dos filhos. Não despreze este momento da vida! Não faltam relatos de pais que dizem: O tempo voa! Daríamos tudo pra voltar e fazer as coisas da maneira correta. É preciso viver cada fase com responsabilidade e sabedoria.
Coloque a Palavra de Deus em seus corações! Moisés revelou que o segredo do sucesso é amar a Deus e guardar Sua
Palavra. Ele exortou aos pais a colocarem no íntimo dos filhos o amor ao Senhor (Dt 4.7). Mesmo que um filho chore por não querer frequentar a igreja, os pais devem levá-lo. É melhor vê-lo chorar agora do que terem de chorar por ele no futuro.
1.2) Existem mulheres que, movidas pela filosofia feminista, decidem criar seus filhos sem a participação do pai da criança. Há outras que, por motivos diversos, têm de educar os filhos sem o acompanhamento efetivo do pai. A figura do pai (não necessariamente biológico) representa autoridade, ele é quem estabelece os limites e ajuda na separação da ligação primária com a mãe. Um pai presente colabora para que os filhos sejam mais afetuosos, ajudando a descobrir novas perspectivas e ser mais independente. Filhos rejeitados tendem ao egoísmo e à agressividade. O relacionamento afetivo entre a mãe e o bebê é essencial para a formação da personalidade e dos valores. Essa afetividade começa desde a gestação. Uma criança amada e criada com limites desenvolve autoestima e autonomia, o contrário gera distúrbios e traumas (Gn 21.1-8).
1.3) Cada lar precisa ser um local de abrigo e refúgio. O cristão não pode aceitar uma realidade diferente dessa, pois Deus projetou a família para ser uma bênção, não um mal.

2) OS PAIS E A CRIAÇÃO DOS FILHOS
2.1) A palavra educação vem do latim educare (instruir, criar) ou exducere (levar uma pessoa para fora através da instrução). Educação é o desenvolvimento das capacidades naturais por meio do ensino, exemplo e prática. Cabe aos pais a tarefa de educar e ensinar. Mesmo que os filhos não aprendam tudo, muito estará com eles e os nortearão por toda vida.
2.2) Aquilo que os pais fazem tem mais impacto sobre os filhos do que qualquer palavra. É fundamental que as ações estejam alinhadas com as palavras. Lucas destacou que Jesus ensinava, mas também fazia (At 1.1). Pais, se perguntem regularmente: o que temos ensinado aos nossos filhos por meio das nossas atitudes?
2.3) A maior lição que os pais podem dar aos filhos é o temor do Senhor, pois temê-Lo é princípio de sabedoria e garantia de vitória (Pv 1.7; 3.1-35; 9.10; Sl 111.10). Temor não significa ter medo, mas honrar e adorar a Deus em tudo. Os filhos precisam ter suas próprias experiências com Deus e desfrutar do bem mais precioso que é viver totalmente para Ele.

Aplicação Prática: importante refletir sobre a importância da figura paterna, revendo sempre as atitudes com os filhos. Ser modelo, se preocupar com a educação e ensinar o temor do Senhor é o dever diário dos pais.

CONCLUSÃO
A família tem um papel importantíssimo na formação dos indivíduos e na construção da sociedade. Um lar
desestruturado provoca inúmeros problemas sociais e produz desarmonia na vida das pessoas. Esses são alguns motivos que levam Satanás a combater a família por meio de divórcios, infidelidades e conflitos entre pais e filhos. É preciso vigiar e orar para que Deus seja glorificado em cada casa. Que as palavras de Josué sejam o lema dos lares cristãos (Js 24.15).

Fonte: Rev. Família Cheia da Graça – Pr. Cláudio Duarte
Correção Gramatical: Samuel Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2021

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Coração Grato

Coração Grato

Textos Base: Salmos 126.3 INTRODUÇÃOFinda-se mais um ano e há motivos de sobra para sermos gratos a Deus. Juntos podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Reflita sobre quantas coisas Ele te proporcionou em 2021 e expresse a sua gratidão, porque...

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Texto Base: Gênesis 24.7 INTRODUÇÃOEliezer, servo de Abraão, foi guiado pelo anjo do Senhor em sua missão de buscar uma mulher para Isaque. Também nós, igreja de Deus, temos uma missão e o Senhor quer nos guiar para que possamos cumpri-la com sucesso (Mt 28.19-20; Mc...

Deus é o nosso provedor

Deus é o nosso provedor

Texto Base: Gênesis 22.13-14 (NTLH) INTRODUÇÃOAbraão foi adorar a Deus levando seu filho como sacrifício para o altar. Mas o Senhor não permitiu que Isaque fosse morto, na verdade proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Dessa história foi revelado ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *