Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Para que Existe Família?

Texto Base: Salmos 127 e 128

INTRODUÇÃO
Para quê existe nossa família? (Rm 11.36) Muitos se casam com objetivos equivocados e por isto vivem infelizes na família. Precisamos considerar a família do ponto de vista de quem a criou: Deus.

PROPÓSITO
Compreender as verdades sobre a família cristã e consagrar-nos aos propósitos de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1– DEUS É O CRIADOR DA FAMÍLIA
Deus criou todas as coisas. Fez o homem e a mulher e os uniu no casamento. Ele instituiu o casamento para todas as gerações. É ele que dá os filhos. É o autor e criador da família.
2– DEUS É O DONO DA FAMÍLIA
Tudo o que foi criado pertence a Deus. Portanto, a família lhe pertence. De modo que podemos afirmar que não é nossa família, mas Sua família; não são nossos filhos, mas filhos dEle (Sl 24.1).
3– DEUS ESTABELECEU UM PROPÓSITO PARA A FAMÍLIA
Ele fez todas as coisas com um fim pré-estabelecido. Isso significa que a família tem uma intenção determinada. De antemão Deus lhe designou propósito e meta (Ef 1.11).
4– A FAMÍLIA EXISTE PARA DEUS
Tudo foi criado para Deus. Logo a família existe para Ele, não para o nosso exclusivo benefício. A felicidade e o bem-estar do homem são derivados. São os acréscimos e nunca o propósito central. O fim supremo da família é a glória de Deus.
Aplicação Prática: Para que Deus instituiu o casamento? Para que deu uma esposa a Adão? Para que fez de ambos uma só carne?
5– DEUS TEM UM PROPÓSITO ETERNO
Desde antes da fundação do mundo, determinou ter uma família de muitos filhos semelhantes a Seu Filho Jesus Cristo (Rm 8.29). A família existe em função do propósito eterno de Deus para cooperar com a realização desse propósito. Malaquias assinala o propósito de Deus ao fazer do homem e da mulher “uma só carne” (Ml 2.15). Não foi Adão quem quis ter uma família, mas Deus. Deus deu ao homem a capacidade de multiplicar-se, ter filhos. E essa descendência provê a Deus de muitos homens e mulheres a quem adotar como seus filhos, por meio de Jesus Cristo.
Deus não deu ao homem uma simples esposa, mas uma ajudadora idônea, para que neles e através deles, pudesse realizar o Seu plano. A família foi pensada para Deus, é uma comunidade servidora de altos e eternos desígnios do Senhor.
Aplicação Prática: O que acontece com uma família que vive sem um propósito claro, com objetivos equivocados? Que se pode fazer para corrigir esse erro?
Como família cristã, compreender esses princípios devem fazer-nos refletir sobre nossos objetivos e atitudes frente à vida e levar-nos a efetuar as correções necessárias, e a consagrar-nos ao propósito de Deus.
Aplicação Prática: Elabore uma breve definição do valor da família com base nos pontos apresentados nesta lição e compartilhe com sua família ou sua célula.

CONCLUSÃO
Quando vivemos conforme o projeto de Deus, construímos incríveis experiências em família e tornamos os momentos mais leves e com muito aprendizado. Superamos os momentos difíceis e de discordância com mais naturalidade, crendo sempre que o Senhor está no controle de todas as coisas.

Fonte: Igreja Batista Getsêmani – Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pba. Flávia Lopes Maciel Ribeiro – Secretaria MCEO
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *