Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Para que Existe Família?

Texto Base: Salmos 127 e 128

INTRODUÇÃO
Para quê existe nossa família? (Rm 11.36) Muitos se casam com objetivos equivocados e por isto vivem infelizes na família. Precisamos considerar a família do ponto de vista de quem a criou: Deus.

PROPÓSITO
Compreender as verdades sobre a família cristã e consagrar-nos aos propósitos de Deus.

DESENVOLVIMENTO
1– DEUS É O CRIADOR DA FAMÍLIA
Deus criou todas as coisas. Fez o homem e a mulher e os uniu no casamento. Ele instituiu o casamento para todas as gerações. É ele que dá os filhos. É o autor e criador da família.
2– DEUS É O DONO DA FAMÍLIA
Tudo o que foi criado pertence a Deus. Portanto, a família lhe pertence. De modo que podemos afirmar que não é nossa família, mas Sua família; não são nossos filhos, mas filhos dEle (Sl 24.1).
3– DEUS ESTABELECEU UM PROPÓSITO PARA A FAMÍLIA
Ele fez todas as coisas com um fim pré-estabelecido. Isso significa que a família tem uma intenção determinada. De antemão Deus lhe designou propósito e meta (Ef 1.11).
4– A FAMÍLIA EXISTE PARA DEUS
Tudo foi criado para Deus. Logo a família existe para Ele, não para o nosso exclusivo benefício. A felicidade e o bem-estar do homem são derivados. São os acréscimos e nunca o propósito central. O fim supremo da família é a glória de Deus.
Aplicação Prática: Para que Deus instituiu o casamento? Para que deu uma esposa a Adão? Para que fez de ambos uma só carne?
5– DEUS TEM UM PROPÓSITO ETERNO
Desde antes da fundação do mundo, determinou ter uma família de muitos filhos semelhantes a Seu Filho Jesus Cristo (Rm 8.29). A família existe em função do propósito eterno de Deus para cooperar com a realização desse propósito. Malaquias assinala o propósito de Deus ao fazer do homem e da mulher “uma só carne” (Ml 2.15). Não foi Adão quem quis ter uma família, mas Deus. Deus deu ao homem a capacidade de multiplicar-se, ter filhos. E essa descendência provê a Deus de muitos homens e mulheres a quem adotar como seus filhos, por meio de Jesus Cristo.
Deus não deu ao homem uma simples esposa, mas uma ajudadora idônea, para que neles e através deles, pudesse realizar o Seu plano. A família foi pensada para Deus, é uma comunidade servidora de altos e eternos desígnios do Senhor.
Aplicação Prática: O que acontece com uma família que vive sem um propósito claro, com objetivos equivocados? Que se pode fazer para corrigir esse erro?
Como família cristã, compreender esses princípios devem fazer-nos refletir sobre nossos objetivos e atitudes frente à vida e levar-nos a efetuar as correções necessárias, e a consagrar-nos ao propósito de Deus.
Aplicação Prática: Elabore uma breve definição do valor da família com base nos pontos apresentados nesta lição e compartilhe com sua família ou sua célula.

CONCLUSÃO
Quando vivemos conforme o projeto de Deus, construímos incríveis experiências em família e tornamos os momentos mais leves e com muito aprendizado. Superamos os momentos difíceis e de discordância com mais naturalidade, crendo sempre que o Senhor está no controle de todas as coisas.

Fonte: Igreja Batista Getsêmani – Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pba. Flávia Lopes Maciel Ribeiro – Secretaria MCEO
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Maio de 2020

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Coração Grato

Coração Grato

Textos Base: Salmos 126.3 INTRODUÇÃOFinda-se mais um ano e há motivos de sobra para sermos gratos a Deus. Juntos podemos dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12). Reflita sobre quantas coisas Ele te proporcionou em 2021 e expresse a sua gratidão, porque...

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Deus é o guia; vamos cumprir nossa missão sob sua direção

Texto Base: Gênesis 24.7 INTRODUÇÃOEliezer, servo de Abraão, foi guiado pelo anjo do Senhor em sua missão de buscar uma mulher para Isaque. Também nós, igreja de Deus, temos uma missão e o Senhor quer nos guiar para que possamos cumpri-la com sucesso (Mt 28.19-20; Mc...

Deus é o nosso provedor

Deus é o nosso provedor

Texto Base: Gênesis 22.13-14 (NTLH) INTRODUÇÃOAbraão foi adorar a Deus levando seu filho como sacrifício para o altar. Mas o Senhor não permitiu que Isaque fosse morto, na verdade proveu um cordeiro para ser sacrificado em seu lugar. Dessa história foi revelado ao...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *