Anunciando a verdade que liberta!

Rádio Online

Ouça no Spotify

Q

Verdades Essenciais do Evangelho: A Nova Aliança com Deus

Texto base: Hebreus 6.17-18

 
INTRODUÇÃO
A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo Testamento foi escrito antes de Jesus vir ao mundo e fala sobre a primeira aliança que Deus fez com o seu povo, baseada no cumprimento da Lei de Moisés. O Novo Testamento foi escrito depois que Jesus veio ao mundo e apresenta a nova aliança entre Deus e nós, baseada na obra redentora de Jesus por nós.
Mesmo que a primeira aliança inclua muitas leis e mandamentos, a salvação do povo do Antigo Testamento era da mesma maneira que somos salvos hoje: pela fé em Jesus. Eles olharam para frente, esperando com fé o dia que o Salvador chegaria. Nós olhamos para trás, crendo que Jesus é o Salvador que já pagou o preço dos nossos pecados na cruz.

DESENVOLVIMENTO
O que é uma aliança? No seu uso comum, aliança significa um contrato celebrado entre duas pessoas. É um acordo, um pacto, um compromisso feito segundo os termos da aliança. Quem recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador entra numa aliança com Ele. Da parte de Deus, não precisamos nos preocupar, porque Deus é fiel e nunca quebra os termos das Suas alianças (Hb 6.17-18). Por isso, a nova aliança é chamada de uma aliança eterna (Hb 13.20).
Mas nós, diante de um Deus tão fiel, temos a responsabilidade de manter os termos da aliança com Ele. Quais são eles? O que implica a aliança com Deus?
Jesus falou desta Nova Aliança, uma aliança de amor com Ele, firmada não num pedaço de papel, mas em nossos corações. Ela deve ser exteriorizada, da nossa parte, através da participação em duas ordenanças bem simbólicas que Ele estabeleceu como demonstração de que estamos de fato assumindo um pacto, um compromisso, com Deus. Quais são estas duas ordenanças que Jesus estabeleceu para nós?

1.  O batismo nas águas
O batismo é o primeiro e mais importante passo que damos no sentido de entrarmos em aliança com Deus. É similar à aliança do casamento. Não basta gostar, namorar, ou, até como alguns fazem erradamente, ir morar junto. Quando amamos de verdade, assumimos o pleno compromisso do casamento. Quando nos batizamos, entramos em aliança com Deus “de papel passado e tudo”! Porque não basta só gostar de Jesus. Assumimos publicamente nosso compromisso com Jesus numa cerimônia muito significativa.
O batismo nas águas representa o sepultamento de uma pessoa que morreu para a vida velha e nasceu de novo para uma vida nova (Jo 3.3, II Co 5.17). A velha pessoa, aquela que não conhecia a Deus, que gostava de desobedecer a Deus, morreu e precisa ser sepultada, precisa “descer nas águas” (Rm 6.3). O “levantar das águas” do batismo representa o renascer, a ressurreição de uma nova pessoa, uma pessoa que agora não deseja mais desobedecer a Deus, mas sim agradá-Lo. Como Jesus ressuscitou dos mortos, também ressuscitaremos para uma nova vida junto com Ele (leiam juntos Rm 6.4-8 e Cl 2.12).
Importante ressaltar que o batismo não salva ninguém. Somos salvos pela graça mediante a fé que temos em Jesus e sua obra de morte sacrificial em nosso lugar (Ef 2.8,9). Uma vez que a pessoa já foi salva, já nasceu de novo, e dá testemunho disso, ela está qualificada para o batismo (At 8.36, 37).

2.  A Ceia do Senhor
Jesus tomou sua última ceia com seus discípulos logo antes da sua morte na cruz (Mt 26.26-30). Ali, Ele partiu o pão e deu para os seus discípulos, como um símbolo do seu corpo que seria sacrificado por eles.
Ele disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim” (I Co 11.23,24). Quando comemos o pão da Ceia do Senhor, que alguns gostam de chamar de “Santa Ceia”, estamos lembrando a morte de Jesus em nosso lugar.
Ele também tomou o cálice dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim” (I Co 11.25). Quando tomamos o cálice, com vinho ou suco de uva, estamos nos lembrando do sangue de Jesus que foi derramado para o pleno perdão dos nossos pecados. Estamos dizendo “sim” mais uma vez para a aliança de sangue que Ele fez conosco na cruz. Confirmamos que estamos numa Nova Aliança com Deus, baseada no relacionamento que temos com seu Filho Jesus Cristo.
De Gênesis à Apocalipse, o propósito de Deus sempre foi o de trazer seu povo à comunhão consigo mesmo. Comunhão significa comer junto. Uma das grandes alegrias de experimentar tal comunhão é o fato de podermos comer e beber na presença de Deus. Mas a comunhão com Deus foi interrompida pelo pecado de Adão. Quando Jesus toma a Ceia com seus discípulos, Ele está afirmando que nos reconciliou de novo com Deus e que podemos novamente comer em Sua presença, podemos ter plena comunhão com Deus. Por isso a Ceia do Senhor deve ter um sentido muito vivo de comunhão na presença de Deus. Ela aponta para uma refeição de comunhão mais maravilhosa ainda que teremos no futuro, as bodas do Cordeiro (Ap 19.9).

CONCLUSÃO
Jesus instituiu o batismo como uma celebração pública de nossa aliança com Deus através de Jesus.
Não faz sentido alguém ser batizado se não há certeza de salvação. E certeza de salvação obtida pela fé em Cristo (crer) e pela consequente mudança interior e de comportamento (arrependimento) que sempre acompanha o novo nascimento.
Jesus instituiu a Ceia do Senhor como um memorial do que Ele fez por nós. Deve ser um momento de autoexame e arrependimento, mas também de profunda gratidão e alegria.  

Fonte: Igreja Batista Central / Belo Horizonte – MG
Adaptado por: Pr. Eduardo Garcia – MCEO / Baependi – MG – www.ministerioceo.com.br
Correção Gramatical: Samuel Lopes Maciel
Coordenação e Revisão Geral: Pr. Donizétti Maciel

Estudo de Célula de Outubro de 2018

[su_note note_color=”#fff369″] Receba nossos estudos em seu e-mail, cadastre-se abaixo:

[wysija_form id=”2″]

Compartilhe este estudo!

+ Estudos

Deus e as Leis Instituídas

Deus e as Leis Instituídas

Texto Base: Êxodo 20.1-17 (NTLH) INTRODUÇÃOPara um povo que viveu 430 anos no Egito, mais de 200 anos na escravidão, receber leis que lhe garantisse dignidade na vida foi uma bênção! A partir de Êxodo 20, as leis são destacadas em toda a Bíblia. Diferente do que...

Deus diante das Enfermidades

Deus diante das Enfermidades

Texto Base: Êxodo 15.26 (NTLH) INTRODUÇÃOA doença é uma consequência da desobediência de Adão no Jardim do Éden, e impõe sofrimento para a humanidade. É importante destacar, de antemão, que é prudente procurar os recursos médicos disponíveis, sempre que necessário,...

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Vamos Exaltar o Nosso Deus

Texto Base: Êxodo 15.1 (NTLH) INTRODUÇÃOA Bíblia afirma que os céus declaram a glória do Senhor e o firmamento proclama a obra das suas mãos (Sl 19.1-2). Se a natureza, sem palavras, glorifica a Deus, é de se esperar que o homem, coroa da criação divina, o exalte...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *